Olá

Bem-vindo a este blog, fico muito feliz com a sua visita. Receber amigos é algo que nos estimula e realiza.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO MITOLÓGICO PARA A PSICANÁLISE

O homem sempre teve a idéia do sagrado, encontrando nas mitologias uma forma de resolver ou aplacar os seus conflitos, controlando sua agressividade através dos ritos.
Segundo Joseph Campbell, os mitos são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade, da experiência da vida. Campbell diz mais: “(...) os mitos estão perto do inconsciente coletivo e por isso são infinitos na sua revelação”.
Recordando Jung temos que inconsciente coletivo – que retirou da Mitologia – guarda as imagens arcaicas, herdadas do mundo, ou seja, coleta imagens primitivas e as mistura em nossos sonhos o que significa dizer que para ele o indivíduo não nasce como papel em branco, mas defendia a teoria dos arquétipos universais onde, independentemente da experiência pessoal, da cultura todos herdam as mesmas formas arquetípicas desenvolvidas e acrescidas pelas experiências pessoais.

Preconceito

É incrível como o preconceito ainda assola este nosso país. Fui convidada a votar numa enquete no site do Senado Federal "você é a favor da aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que pune a discriminação contra homossexuais?". Depois  de votar, constatei que havia um índice maior de votação para o "não", o que significa que as pessoas querem continuar promovendo livremente a discriminação.
Depois dizem que o preconceito é coisa do passado...
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. (Albert Einstein)