Olá

Bem-vindo a este blog, fico muito feliz com a sua visita. Receber amigos é algo que nos estimula e realiza.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sonhando sonhos



Sonhando sonhos
Não se pode viver de sonho…
O que você está fazendo, menina? Está no mundo dos sonhos?
Sonhando acordada, novamente?
Acorda menina! Deixa de sonhar...

Sossega! Não me desperte, faz parte da natureza humana o sonhar. Esse deixar-se levar pela imaginação, navegar pelas águas da ilusão.
Quão doce é essa experiência que aprendemos desde pequenos.
A mamadeira atrasada, o colo adiado, a espera do presente de Natal, a festa de aniversário prometida...  O primeiro amor, o primeiro baile...
Tudo que entrava no nosso campo de desejo virava sonho. Aprendemos a nos projetar para o futuro, a vivenciar experiências de forma tão profunda, que às vezes nos parecia que o sonho era real.
Então vozes da razão nos traziam de volta, como se estivéssemos errados, como se sonhar fosse pecado. E transformamos em crença a ideia de que devemos fincar os dois pés no chão, em nome da responsabilidade de ser alguém.
Hoje, neuróticos e estressados buscamos esse indivíduo que gostaríamos de ser. O que somos agora não preenche esse vazio que, de tão profundo, se tornou existencial.
Pensava nisso quando sentia falta do “não sei o que”, ainda penso quando vejo alguém chorar as perdas do caminho, a indecisão de seguir sozinho e o estranho medo de não ter medo.
Penso e chego a seguinte conclusão:
Sonhar faz bem para alma, combate o estresse e melhora o humor. Sonhar não é se prender a outra realidade, viver de delírios e alucinações, o nome disso é Psicose. Sonhar é se sentir livre para voar, criar projetos e imaginá-los realizados, é experimentar a alegria de um (re)encontro, antecipar o prazer de uma conquista.
Quando sonhamos acordados estamos nos preparando para a vivência de tornar possíveis nossas aspirações.
Estar “no mundo da lua”, não é querer o que não nos pertence ou que não está ao nosso alcance. É subir o mais alto possível para enxergar nossas possibilidades. Suas fases são movimentos de crescimento e por isso se tornou símbolo de renovação, transformação e evolução.
Levando em conta que a Lua não é um corpo luminoso, mas um corpo iluminado pelo Sol, quando falamos em fase da Lua estamos nos referindo a quanto de sua face iluminada pelo Sol está na direção da Terra. Em analogia, podemos dizer que as fases dos nossos sonhos – que não possuem luz própria, mas são iluminados por nossa luz interior – obedecem ao mesmo critério, partindo dos nossos devaneios para a concretude, mostrando finalmente sua face iluminada ao ser realizado.
Lua Nova, ou sonho novo, ainda interiorizado; quarto crescente, quando já distinguimos o sonho pela luz que o envolve, é quase um projeto. Sonho (Lua) cheio, repleto de ideias e criatividade, mais que um sonho, uma meta alcançável. Realizado, nosso sonho se torna uma Lua em quarto minguante, esvaziado para dar lugar a outras fases, outros sonhos.
Simples assim, viver no mundo da lua é viver para superar fases, traçar metas e evoluir até elas...
Portanto, acorda menina(o)! Arregace as mangas e, sem medo de errar, escolha crescer sem perder a capacidade de sonhar.