Olá

Bem-vindo a este blog, fico muito feliz com a sua visita. Receber amigos é algo que nos estimula e realiza.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Respondendo às sugestões

No quadro de participações do blog existem algumas sugestões que não foram debatidas. Procurando colocar em dia e em respeito àqueles que participaram vou tentar explanar sobre os temas.
Primeiramente foi perguntado a respeito do autor da frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher". Este tema veio à tona por causa de um texto que escrevi http://espacovidaemconstrucao.blogspot.com/2010/01/por-tras-de-um-grande-homem-tem-sempre.html#more. Pesquisei sobre o assunto na época e agora mais uma vez. Essa é uma frase originalmente da língua inglesa "Behind every great man there´s a great woman", de autoria desconhecida e utilizada em diversas ocasiões. Em 1945 foi citada pelo zagueiro americano Meryll Frost quando recebeu o troféu de atleta mais corajoso e, nas décadas de 1960/1970, foi um dos slogans do movimento feminista, o que significa que sua autoria é anterior a estas datas.Em todo caso, hoje, entendemos que a dita frase ainda contém uma conotação preconceituosa, tanto para um lado quanto para o outro. Injusta, porque coloca a mulher escondida atrás do homem e, por outro lado, sugere que ele não seja capaz de realizar sozinho. Por justa razão, homens e mulheres só crescem se caminham lado a lado, com camaradagem e apoio mútuo. Qualquer coisa fora desse contexto é preferência e toda preferência é injusta.

Da mesma forma é a nossa relação com os amigos que conquistamos. Homens ou mulheres, somos responsáveis por aquilo que cativamos. Somos responsáveis por manter essa convivência sem contudo perder a individualidade.Os amigos saberão reconhecer nossas competências e aceitar nossos gostos, assim como temos a obrigação de respeitar o que nos oferecem. Aqui, aproveito para discorrer sobre o tema proposto "minha experiência com o Dihitt" , um site do qual participo já há algum tempo.
Posso dizer que foi e é uma experiência agradável já que me enseja ter contato com diversos textos, gostos e personalidades, além de divulgar o que escrevo e ter uma visão do que agrada ou não. E é ai que mora o perigo!
Somos seres essencialmente carentes. Queremos ser aceitos e naturalmente vamos nos moldando para isso. Corremos o risco de, pouco a pouco, deixar o que realmente nos agrada para seguir a onda. Meus blogs, depois do Dihitt, foram acessados diariamente e muitos dos amigos curtiram o que escrevi, o que me deixou imensamente feliz. Mas lentamente deixei de sentir prazer em escrever e notei que os blogs estavam perdendo suas características. Os temas não continham mais a profundidade que eu desejava e corria o risco de transformar os blogs em diários. Parei. Parei para entender o que estava acontecendo e cheguei à conclusão que queria agradar a todos ou pelo menos o maior número de amigos. É assim mesmo que acontece e não sou diferente da maioria. Mas hoje, para ser fiel a mim e aos que me seguem por prazer, por acreditar em meus textos, procuro me agradar primeiramente e escrever apenas o que gosto e que tenha alguma utilidade. Mas o convívio com os amigos dihittianos é muito bom e por isso voltei.
Foi sugerido, ainda, que eu falasse sobre a "importância do nosso espaço". Não entendi muito bem se é sobre o Dihitt ou outro, mas enfim vou falar de espaço/oportunidade. Sempre que participamos de blogs, sites de relacionamentos, escola, ambiente de trabalho e outros, estamos sujeitos ao aprendizado. Vamos acrescentando novas experiências, conhecendo outros universos e, na troca de informações, abrimos as portas do nosso mundo. Saímos da redoma do egocentrismo e aprendemos a viver, pelo menos em teoria, com o outro. Em contrapartida teremos a oportunidade de aprender a lidar com as próprias dificuldades, em saber lidar com as diferenças sem se deixar levar pelo desejo exagerado de aceitação.
Agradeço as sugestões de temas e peço desculpas pela demora em responder. Cada um tem o seu tempo e o meu somente agora segue pacificamente o compasso do tic-tac do relógio.
 Um grande abraço e muito obrigada por prestigiar meu blog.