Olá

Bem-vindo a este blog, fico muito feliz com a sua visita. Receber amigos é algo que nos estimula e realiza.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Vencendo o medo de falar em público parte 3 - A Timidez

A timidez pode ser considerada um padrão de comportamento que, em determinadas situações, levam o indivíduo a sofrer sudoreses, tremores nas mãos, inibição, esquecimentos temporários etc.
O tímido procura sempre estar entre conhecidos, evita chamar a atenção para si e, geralmente, odeia falar em público. Muitas vezes até sonha em ser Orador, mas foge das oportunidades alegando falta de dom, de tempo ou de conhecimento.
Conversando com alguns tímidos, perguntei o que sentiam ao ter que se apresentar em público. Basicamente, as respostas foram:
1º Cólicas, suor abundante e tremores, causados por uma ansiedade incontrolável.
2º Medo de esquecer o texto,  de ser ridicularizado
3º Não saber o que fazer com as mãos. Para os tímidos, nesse momento, as mãos parecem ser um grande estorvo.
A timidez não impede a pessoa de viver suas experiências, mas reduz qualitativamente o aproveitamento dessas experiências porque, sempre que puder, o tímido vai tentar escapar das situaçoes que interpreta como sendo de risco.
No caso do candidato a Orador, algumas dicas podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio (ou parte dele).
Aqui, podemos dizer que a inibição é causada pelo medo de não agradar, decorrente de se impor um padrão de comportamento acima de suas forças, ou seja, uma exigência absurda, consigo mesmo.
Para vencer essa inibição é preciso uma boa dose de vontade e firmeza no propósito de ser autêntico, sem criar fantasias de perfeição, de ser um alguém que vai agradar gregos e troianos.
As pessoas que vão nos ouvir não saem de casa armadas, prontas para nos destruir.
Se o texto preparado for coerente, claro e objetivo, se o assunto for bem estudado e entendido, não haverá tropeços, é relaxar e pensar no próximo passo: a apresentação.
Roupas sóbrias e confortáveis. Nada de usar aquele sapato novo, que nunca foi usado - já pensou, um Orador em pé, com os dedos apertados dentro do sapato, o calcanhar ferido... uma verdadeira tortura.
Os cabelos bem penteados, unhas cortadas (sim, as pessoas reparam nisso), perfume agradável.
Para as mulheres, é aconselhável o uso de maquiagem suave, roupas sem decontes ou fendas profundas, saias muito curtas e/ou estampas extravagantes.
Durante a apresentação evite olhar diretamente para uma única pessoa ou se prender a alguma expressão negativa (sempre vai haver alguém cansado ou com sono, desde que não seja metade da platéia, tudo bem)
Uma dica é olhar a platéia como um todo, focando o olhar na direção da raíz dos cabelos dos ouvintes, na parte superior da testa. Mas não faça disso um hábito, quando se sentir seguro, olhe para o rosto das pessoas.
Uma outra forma de disfarçar  o nervosismo é não ter nada nas mãos. Estude bem o texto (nunca decore!) para não ter que segurar o papel e ler. O papel denunciará o tremor das mãos.
Mais uma dica: use a energia emanada da platéia a seu favor.  Não haja como se eles estivessem sugando as suas forças. Ao invés disso, crie um canal de sintonia com os ouvintes e se alimente dessa corrente, transformando a energia em retorno para sua intenção. Esse tipo de ação é de grande valia para os tímidos.
Amanhã falaremos do uso das mãos e da postura correta. Não percam!

5 comentários:

Ranniery Lima disse...

Olá! Muito interessante seu artigo, eu já fui bem mais tímido para falar em público. Mas acho que hoje se não falo bonito pelo menos não tenho medo de falar em público. A experiência como pregador na igreja me ajudou muito mesmo. Serviu depois também na escola nas apresentações dos trabalhos escolares. Acho que o principal é saber o que vai falar e estudar bem, não dá para se sair bem se eu não dominar o assunto.
Abraços.

Isabel Ruiz, disse...

Obrigada pelo comentário. É sempre bom conhecer a experiência de outras pessoas.
Tenho certeza que os tímidos se sentirão mais fortes pra tentar também.
Abraços
Bel

JORNALISMO ANTENADO disse...

Oi Isabel, demorei amsi cheguei..rs Bom,como te contei no outro post, fiquei insegura quando fiz a homenagem aos pais ausentes, mas estou longe de ser tímida. Quando fui apresentar minah monografia, meu receio era não guardar a ordem, mas acabei nem usando muito os papeis nas mãos, mais depois víq eu varias coisas programasdas não foram faladas, mais num deu diferença no geral..rs
Eu falo muito né isso é fato e se estiver tensa falo com as mãos junto.. ai que me deixa tensa.kkkkkk
Adorandoos posts minha amiga!
Beijossss

Adriano. disse...

Gostei muito desse artigo. Eu sou muito timido, tenho pavor de falar em público, mas vou tentar superar a timidez (ou disfarça-lá), e esse texto me ajudou muito.
Parabéns para o autor.

Isabel Ruiz, disse...

Obrigada, Adriano. Estou preparando novos textos para atualizaçao do blog, conto com sua visita.
Abraços