Olá

Bem-vindo a este blog, fico muito feliz com a sua visita. Receber amigos é algo que nos estimula e realiza.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vida vazia - parte 2 - Vazio Existencial

Continuando nossa reflexão sobre vazio existencial, posto aqui uma parábola extraída do livro "O Homem a procura de si mesmo" de Rollo May. Vamos perceber o mecanismo de alienação e de que forma reagimos à falta de liberdade. Bom, vamos à parábola e depois falamos mais sobre o assunto.
   
O homem que foi colocado numa gaiola

Certa noite, o soberano de um país distante estava de pé à janela, ouvindo vagamente a música que vinha da sala de recepção, do outro lado do palácio. Estava cansado da recepção doplomática a que acabara de comparecer e olhava pela janela, cogitando sobre o mundo em geral e nada em particular. Seu olhar pousou num homem que se encontrava na praça - aparentemente um elemento de classe média, que ia tomar um bonde para casa, como fazia cinco noites por semana, há anos. O rei acompanhou o homem em imaginação - fantasiou-o chegando a casa, beijando distraidamente a mulher, fazendo sua refeição, indagando se tudo estava bem com as crianças, lendo o jornal, indo para a cama, talvez se entregando ao ato do amor com a mulher, ou talvez não, dormindo, e levantando-se para sair novamente para o trabalho no dia seguinte. E uma súbita curiosidade assaltou o rei, que por um momento esqueceu o cansaço. "Que aconteceria se conservassem uma pessoa numa gaiola, como os animais do zoológico?"
No dia seguinte, o rei chamou um psicólogo, falou-lhe de sua idéia e convidou-o a observar a experiência. Em seguida, mandou trazer uma gaiola do zoológico e  homem de classe média foi nela colocado.